série especial – episódio 004 – COVID-19, saberes endógenos e pan-africanismo

Este é o episódio quatro do podcast Vozes da Unilab em uma nova série especial que busca alertar e divulgar iniciativas de combate a pandemia do COVID-19. Nosso foco na série é dialogar com os espaços africanos na África e na diáspora.

Prof. Maria Paula Meneses

O Vozes da UNILAB é um podcast desenvolvido na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira, como parte do projeto de pesquisa e extensão botAfala.

Neste episódio, vamos conversar com a professora Maria Paula Meneses. Moçambicana, MARIA PAULA MENESES é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Em 2019 foi investigadora visitante junto da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico – com especial ênfase para as relações entre o Estado e as ‘autoridades tradicionais’ no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos.

O mote da conversa com Maria Paula Meneses foi o manifesto de intelectuais para os dirigentes africanos assinalando a necessidade de agir de forma diferente diante da COVID-19. A entrevista foi realizada no dia 22 de maio em  diálogo com o professor Marcos Carvalho Lopes. Você pode encontrar mais textos e referências, assim como material sobre o tema em debate no nosso site. Ouça sua voz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.