série especial – episódio 002 – COVID-19, pan-africanismo e racismo

Este é o episódio dois do podcast Vozes da Unilab em uma nova série especial que busca alertar e divulgar iniciativas de combate a pandemia do COVID-19. Nosso foco na série é dialogar com os espaços africanos na África e na diáspora.

O Vozes da UNILAB é um podcast desenvolvido na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira, como parte do projeto de pesquisa e extensão botAfala.

Neste episódio, vamos conversar com o professor, filósofo, jornalista e músico Filomeno Lopes. Originário da Guiné-Bissau; Filomeno Lopes é Jornalista da Rádio Vaticano; Doutor em Filosofia e Ciências de Comunicação Social e Licenciado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Entre as mais recentes obras: E Se a África desaparecesse do Mapa Mundo?, Uma reflexão filosófica (2009); Da mediocridade à excelência. Reflexões filosóficas de um imigrante africano (2015); Filodramática: os Palop, entre a filosofia e a crise de consciência histórica (2019).

Conversamos com Filomeno Lopes sobre os impactos da COVID-19 vistos de uma perspectiva pan-africanista, a situação na Itália, a atuação do papa Francisco, a necessidade de que os países africanos não apenas mimetizem as respostas do Norte e a necessidade ampla de uma reinvenção dos seres humanos numa direção mais colaborativa e solidária. Esta entrevista foi realizada no dia 23 de Abril em diálogo com o professor Marcos Carvalho Lopes. Ouça sua voz!

Mais links:

Entrevista de Filomeno Lopes para a Revista Capoeira – Humanidades e Letras (2017): http://www.capoeirahumanidadeseletras.com.br/ojs-2.4.5/index.php/capoeira/article/view/69/66

sobre o cantor Bonga https://www.voaportugues.com/a/bonga-e-mais-que-um-cantor–um-combatente-da-liberdade-autor-guineense/2447687.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.