Este é o segundo episódio de uma série especial do podcast Vozes da Unilab sobre hip-hop e educação. Hoje publicamos a segunda parte de uma conversa com professor Richard Santos (UFSB) , conhecido no meio do hip-hop como Big Richard. Nesse diálogo gravado em fevereiro, Richard fala sobre a relação do hip-hop com o mercado, nos brinda com um slam sobre sua trajetória e explica a decisão de se manter vivo e como referência para a nova geração. Na próxima semana teremos a última parte da entrevista com indicações para levar o hip-hop para sala de aula.
Richard Santos é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pós-doutorado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (PÓS CULTURA/UFBA e doutor em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília (UnB) Suas pesquisas relacionados às Epistemologias do Sul, Decolonialidade, Estudos de Televisão, Comunicação Audiovisual, raça e racismo. Ao longo de sua trajetória profissional trabalhou como repórter, apresentador, produtor e editor em empresas como TV Globo, TV Record, TV Band, TV Cultura, TV da Gente e TV Brasil, assim como articulista e colunista em mídia impressa como a revista Raça Brasil, Capricho, Notícias Populares, Hip Hop Cultura de Rua, entre outros. Durante uma década comandou a DUBIG Produções, onde desenvolveu produtos audiovisuais que vão do vídeo clipe a documentários e programas de TV. Sempre com o pseudônimo , nome artístico oriundo de sua atuação como artista/ativista multimídia ligado a cultura Hip Hop internacional.
O Vozes da UNILAB é um podcast desenvolvido na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira, como parte do projeto de pesquisa e extensão botAfala.
Podcast: Play in new window | Download